quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Verdades e Mitos

A alimentação tem influência sobre as espinhas?
     Verdade. Apesar de não ser a causa das espinhas, estudos recentes comprovaram que a alimentação pode influir no curso da doença. É possível ocorrer uma piora das lesões com a ingestão de alimentos como: chocolate, leite e derivados, amendoins e dietas de alto teor glicídico (açúcares). No entanto, isso só vai acontecer nas pessoas que tem a predisposição genética para a doença. Portanto, se você percebe que suas espinhas pioram com determinados alimentos, evite-os.

O sol melhora as espinhas?
     Mito. Apesar de ocorrer uma aparente melhora, devido ao bronzeamento e ao ressecamento de algumas lesões, a exposição ao sol acabará provocando uma piora alguns dias depois, devido ao aumento da produção de oleosidade e da espessura da epiderme (camada mais superficial da pele), o que contribui para a obstrução dos poros.


Espremer as espinhas ajuda a eliminar a inflamação?
     
     Mito. Espremer as espinhas é errado porque essa ação ajuda a espalhar a inflamação e pode provocar o aparecimento de cicatrizes por lesar a pele.

Acne: tratar ou esperar que passe?

     A acne é o martírio de muitos adolescentes. Justamente na época em que a imagem tem tanta importância, surgem os cravos e as espinhas, diminuindo a auto-estima do jovem que, muita vezes, se afasta do convívio social por vergonha ou para evitar as brincadeiras dos colegas.
     Alguns casos são resistentes aos tratamentos convencionais, geralmente prolongados e mal tolerados pelos adolescentes. Outros podem se tornar muito graves, deixando cicatrizes. Para estes casos, pode ser utilizada a isotretinoína (nome comercial: Roacutan).

Remédio pode acabar com a discromia em 6 a 8 meses

     Medicamento derivado da vitamina A, a isotretinoína acaba com a doença, na maioria dos casos, em cerca de 6 a 8 meses. A medicação age nas glândulas sebáceas reduzindo o seu tamanho, diminuindo a secreção do sebo e alterando a sua composição, além de evitar a obstrução da abertura do folículo piloso e de reduzir a inflamação.
     Usualmente, percebe-se melhora da acne desde o início do tratamento com a isotretinoína, mas é possível ocorrer uma piora da doença entre a segunda e a sexta semana. Este agravamento vai se reverter logo em seguida, com evolução gradativa para o esaparecimento das lesões.


                                     Acne tratada com isotretinoína: antes e depois

Efeitos colaterais

     No entanto, o uso do remédio exige cautela, pois podem ocorrer efeitos colaterais. O mais grave é a teratogenia, ou seja, a isotretinoína causa defeitos no feto. Por isso, o seu uso é proibido em gestantes, sendo imprescindível realizar teste de gravidez nas mulheres, antes de se iniciar o tratamento. As mulheres que têm vida sexual ativa devem usar 2 métodos anticoncepcionais concomitantes durante e até 30 dias após o término do tratamento.

     Os outros possíveis efeitos colaterais são reversíveis e, quando ocorrem, desaparecem após o término do tratamento:

  • ressecamento labial (ocorre em 100% dos casos);
  • ressecamento das mucosas bucal, nasal e ocular;
  • queda de cabelo;
  • sangramento nasal (devido ao ressecamento da mucosa);
  • ressecamento intenso da pele;
  • dores musculares e nas articulações;
  • dor de cabeça;
  • aumento do colesterol e triglicerídeos (orientações para controle);
  • alterações das enzimas hepáticas.
                                        Acne tratada com isotretinoína: antes e depois
                                

Cuidados

  • A pele fica mais sensível ao sol, devendo ser protegida com o uso de filtros solares;
  • É recomendado o uso de umectantes labiais para evitar rachaduras;
  • Usuários de lentes de contato podem necessitar de lubrificantes oculares com maior frequência;
  • Não tomar antibióticos do tipo tetraciclina ou seus derivados devido à possibilidade de surgirem efeitos colaterais resultantes da interação entre os medicamentos;
  • O remédio deve ser ingerido após as refeições;
  • Deve-se evitar a ingestão de bebidas alcoólicas durante o tratamento
  • Orientações alimentares para controle dos níveis do colesterol e triglicerídeos devem ser seguidas.

     O tratamento da acne com a isotretinoína é, em geral, seguro, desde que seja adequadamente acompanhado pelo médico. Seus efeitos colaterais são bem conhecidos e podem ser controlados através de exames que devem ser solicitados pelo dermatologista responsável pelo tratamento e de acordo com a evolução do paciente.

Luz de WOOD


     Utilizado por dermatologistas e esteticistas, o Dermaview, aparelho emissor múltiplo de luz UV (wood) e branca, permite verificar profundidade de manchas, presença de oleosidade, ressecamento, discromias, lesões, pigmentares, entre outros.
     É um prático analisador de pele facial que possui como característica seu design arrojado e interatividade entre o profissional e o cliente, que poderá observar a real situação de sua pele bem como o resultado final do tratamento.
     O exame é realizado com extremo conforto graças ao sistema de ventilação interna. Com esse equipamento, o profissional poderá elaborar um tratamento de pele eficiente, além de um forte argumento de venda de seu tratamento de pele, pois ao ver sua real situação facial, o cliente comprovará a importância do tratamento.
     Ao acionar a emissão de luz UV (wood), forma-se uma coloração diferenciada no rosto, fato que viabiliza uma visualização acurada de regiões da face que merecem tratamento. Por sua vez, a luz branca permite comparar tais regiões da face que necessitam de tratamento.
     Este equipamento é uma ferramente essencial ao profissional que deseja perceber e mostrar as diferenças entre uma pele sã e uma lesionada.

•Pele íntegra: fluorescência esbranqui-çada;

•Pele oleosa: fluorescência viva;

•Pele seca: pouca fluorescência;

•Microcistos: pontos brilhantes;

•Manchas hipocrômicas: bordas bem definidas;

•Manchas hipercrômicas: localização precisa do pigmento;

•Psoríase: fluorescência prateada;

•Carcinoma: fluorescência roxa;

•Comedões: fluorescência laranja;

•Milliuns: prata.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Efeitos colaterais da Coca-Cola



Você conseguiria comer 10 cubos de açúcar de uma só vez? Talvez já esteja comendo!

Você sabe o que acontece com seu organismo depois de você tomar apenas dois copos de 250 ml de Coca-Cola?
Bem é que não faz, e os efeitos podem assustar bastante.
Confira os efeitos colaterais da Coca-Cola em seu organismo:
  • 10 minutos – Uma quantidade parecida com 10 colheres de chá de açúcar golpeiam seu organismo (100% da recomendação diária). Com essa quantidade de açúcar, você só não vomita imediatamente porque o ácido fosfórico quebra o enorme sabor de açúcar, permitindo que a Coca não fique tão doce.
  • 20 minutos – O açúcar do seu sangue aumenta, causando uma explosão de insulina. Seu fígado responde transformando todo o açúcar em gordura (que nesse momento é abundante).
  • 40 minutos – A absorção de cafeína está completa. Suas pupilas dilatam, sua pressão aumenta e, como resposta, seu fígado joga mais açúcar em sua corrente sanguínea. Os receptores de adenosina no seu cérebro são bloqueados, evitando que você fique entorpecido.
  • 45 minutos – Seu corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do seu cérebro. Fisicamente é parecido com o efeito da heroína.
  • 60 minutos – O ácido fosfórico prende o cálcio, o magnésio e zinco no seu intestino grosso, provocando um aumento no metabolismo. Essa junção é composta por altas doses de açúcar e adoçantes artificiais. Isso também faz você eliminar cálcio pela urina.
  • 65 minutos – A propriedade diurética da cafeína começa a agir, e faz você ter vontade de ir ao banheiro. Agora é certo que você ira eliminar a junção de cálcio, magnésio e zinco; que deveriam ir para seus ossos, assim como o sódio e a água.
  • 70 minutos – O entusiasmo que você sentia, passa. Você começa a sentir falta de açúcar, que faz você ficar meio irritado e/ou com preguiça. Essa hora você já urinou toda a água da Coca, mas não sem antes levar junto alguns nutrientes que seu corpo iria usar para hidratar o organismo e fortalecer ossos e dentes. Agora vem aquela vontade de beber outro copo…