terça-feira, 1 de outubro de 2013

Scanner capilar, poderosa ajuda em diagnóstico!


     Verifica as condições do couro cabeludo por meio de captação de imagens de alta resolução. "aparelho faz o mapeamento e tira fotos que são catalogadas na ficha da paciente para análise e futura comparação após o tratamento. Ele é um grande aliado no combate a doenças capilares". Por meio da tecnologia, é possível visualizar em até 400 vezes várias regiões do couro cabeludo e o fio capilar. "Com o scanner dá para verificar com mais precisão se há uma seborreia mal tratada, já que é muito difícil fazer uma avaliação completa a olho nu". O exame é feito a cada dois meses e a sessão leva de 15 a 20 minutos. 
Preço médio da avaliação: a partir de R$ 90.

Estée Lauder, a rainha dos cosméticos

"Beleza é uma questão de atitude. Não há mulheres feias - apenas mulheres que não se cuidam ou que não acreditam ser atraentes". A autora destas palavras, proferidas inúmeras vezes ao longo dos últimos 55 anos, é Estée Lauder, uma das maiores empresárias do setor de cosméticos do mundo.

1º Congresso Catarinense de Arquitetura Facial e Corporal




Data: 05 a 07 de outubro de 2013

Local:     Hotel Castelmar
              Rua Felipe Schmidt, 1260
              Florianópolis - SC

Horário: 8:30h às 18:30h

Telefones: (21) 2275-1507 | 3564-8054 | 3471-9631


Mais informações: http://vidaestetica.com.br/eventos/florianopolis/programacao.html



quinta-feira, 19 de setembro de 2013

SUCO VERDE. Já ouviu falar?

Se você ainda não sabe, ele tem propriedades antioxidantes (ou seja, previne o envelhecimento), desintoxicante, diurético e ainda auxilia na queima de gordura. Bom não é!?

Aqui estão algumas sugestões de sucos que você pode fazer em casa mesmo...

Ideal para auxiliar na queima de gordura
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de espinafre
2 copos de pepinos cortados
1 cabeça de aipo
1 colher (chá) de gengibre
1 porção de salsa
2 maçãs cortadas
1 copo de suco de limão

Modo de preparo:
Bata no liquidificador e adoce com mel. Também pode ser coado ou consumido naturalmente com os gomos, peles e sementes.


Ideal antioxidante (anti envelhecimento)
Ingredientes:
½ xícara de manga cortada em cubos (pode ser mamão ou caqui também)
1 cenoura cortada em rodelas
½ maço de hortelã
Suco de 1 limão médio

Modo de preparo:
Bata no liquidificador e adoce com mel. Também pode ser coado ou consumido naturalmente com os gomos, peles e sementes.



Radiofrequência - O que é?

Você vê propaganda de RADIOFREQUÊNCIA mas ainda não sabe o que é? Abaixo seguem algumas informações:

O QUE É?
     É um aparelho gerador de radiofreqüência que através do efeito da corrente elétrica alternada de alta freqüência induz calor nos tecidos da pele que estimula a retração das fibras de colágeno e aumenta a produção de novas fibras. Resultado? Sua pele mais firme e esticada.

INDICAÇÕES:
- Remodelação do contorno corporal
- Remodelação do contorno facial
- Retração da pele
- Redução das rugas e linhas finas
- Melhora da textura do colo e das mãos
- Melhora da aparência da celulite
- Redução da gordura localizada
- Potencial de redução significativa do pescoço “duplo”
- Suavização após a lipoaspiração
- Retração e redução da flacidez no abdome após a gravidez



USE PROTETOR SOLAR! Dicas importantes, vale apena dar uma conferida!

A seleção do seu filtro solar é muito importante, ainda mais com o verão se aproximando!

     Como os raios UVB causam as queimaduras solares, o fato de se expor ao sol e não ficar vermelho não significa que a pele não sofreu a ação danosa da radiação UV, pois existem os raios UVA que não causam queimaduras, mas podem danificar irremediavelmente a pele. A proteção contra os raios UVA é mensurada no rótulo do produto pelo PPD (Persistant Pigment Darkening).
     A maioria dos rótulos dos protetores solares ainda não informa qual é o PPD do produto, ou seja, não informa qual a proteção contra os raios UVA. A intensidade dos raios UVA é constante durante todo o ano, atingindo a pele da mesma forma em qualquer estação. Esses raios provocam reações em longo prazo, devido ao efeito acumulativo da radiação durante a vida. Assim, se o objetivo for proteger a pele contra manchas, envelhecimento precoce e câncer de pele, o protetor solar precisa ter alta proteção contra os Raios UVA (alto PPD).
     No Brasil ainda não é obrigatório a exibição do PPD nos rótulos dos protetores solares, o que é muito preocupante, já que os raios UVA são os responsáveis pelos piores danos á pele e estes danos não são imediatos, então não é possível perceber que o protetor solar não é eficiente. Mas, a legislação já foi alterada pela ANVISA e esta exigência entra em vigor a partir de Outubro de 2014, prazo limite para os fabricantes se adequarem.
     Testes recentes realizados pelo INMETRO com as 10 marcas mais vendidas no Brasil, deixaram claro a péssima proteção UVA oferecida pelos protetores e sua curta duração. A maioria dos produtos testados perdeu mais de 60% do seu efeito após uma hora de aplicação sobre a pele. Ou seja, além de comprar um protetor solar que tenha alto PPD; esta proteção precisa ter boa duração. Daí a importância de utilizarmos apenas protetores fotoestáveis, o que quer dizer que os filtros solares presentes em sua composição não se degradam em contato com a radiação, tendo assim boa duração.
     No mercado internacional encontramos protetores solares fotoestáveis que não se degradam rapidamente, chegando a ter duração de 12 horas. No Brasil, a disponibilidade ainda é pequena, mas é possível encontrar marcas que conferem proteção solar eficiente. Cabe aos profissionais e consumidores se informarem, buscando por produtos fotoestáveis e que trazem a informação do PPD no rótulo.
     Procure preferencialmente pelas marcas que tragam o PPD em números:
PPD 20, PPD 28, por exemplo, pois isto quer dizer que foram testados IN VIVO e apresentam este fator de proteção contra o raio UVA. Ou seja, se o produto tem PPD 20, quer dizer que com ele na pele seria necessário uma radiação solar 20 vezes maior para causar o mesmo dano em relação á pele desprotegida. Já as marcas que trazem o PPD em cruzes: PPD ++ ou +++, só passaram pelo teste IN VITRO, ou seja, aparelhos, não foram testados na pele humana e por seu resultado ser subjetivo, não avaliar a formação do filme de proteção sobre a pele (que sofre muita influencia com o veículo utilizado no protetor solar), eles não trazem um fator preciso, em números.

Lembretes:

* A radiação UVB ocorre com maior frequência durante o verão, quando esse raio penetra superficialmente na pele e desencadeia eritema e queimaduras de sol.
* Os raios UVA estão presentes praticamente com a mesma intensidade o ano todo e são os principais responsáveis pelo surgimento das manchas, do envelhecimento precoce e do câncer de pele. 

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Peeling de Cristal ou Diamante, qual a diferença?



     Trata-se de uma microdermoabrasão, técnica não invasiva que retira a camada de células mortas da pele, estimulando a renovação celular e a produção de ingredientes essenciais como o colágeno e a elastina, para manter uma pele jovem e linda. Este tratamento é indicado para os casos de manchas na pele, cicatriz de acne, oleosidade excessiva, fotoenvelhecimento, rugas finas e rejuvenescimento.

     A diferença na textura da pele é notada logo na primeira sessão, já a renovação é de forma progressiva. Estes dois tipos de peeling, são ideais para inverno pois a temperatura esta mais baixa e temos luz solar mais fraca, mas por se tratar de um tratamento superficial pode ser feito em qualquer época do ano.


Diferenças entre Peeling de Cristal e Diamante

Peeling de Cristal: É realizado com um aparelho que lança na pele micro cristais de óxido de alumínio, o mesmo aparelho também promove uma sucção simultaneamente. Indicado para peles mais maduras, ou que necessitem de uma esfoliação mais profunda. Estes micro cristais são de várias texturas, que será escolhido de acordo com o objetivo e o tipo de pele.

Peeling de Diamante: Realizado com o mesmo aparelho, porém com uma ponteira diamantada que promove a esfoliação, neste caso não é lançado nada na pele, mas já temos alguns aparelhos no mercado que permite que a ponteira promova a penetração de algum ativo, especifico para cada caso, como por exemplo vitamina C. Para este peeling temos várias ponteiras com gramaturas diferentes que podem ser mudadas de acordo com a pele, ou grau de abrasão que deseja aplicar. Indicado para peles mais jovens e /ou mais sensíveis.

     Nas duas formas de aplicação, a pressão e o grau de esfoliação são controlados pelo especialista que está aplicando. Lembrando que devem ser seguidas corretamente as recomendações após o procedimento, como o uso do protetor solar que é muito importante pois a pele se encontra sensível e muito exposta e a falta do uso do protetor pode agravar os casos de manchas na pele assim como causar novas machas.

     Algumas contraindicações: psoríase, lesões cutâneas, tumores cutâneas na região, lúpus. Procure sempre um profissional capacitado, ele que irá definir após uma avaliação, o número de sessões a serem realizadas assim como a freqüência e o melhor tipo.

Verdades e Mitos

Pele oleosa não precisa de hidratação. Mito ou verdade?
     Mito. Oleosidade excessiva não é sinônimo de hidratação. A hidratação da pele é medida pela quantidade que tem dentro da célula. Os hidratantes mais indicados são os livres de óleo e não comedogênicos, com textura leve e rápida absorção, e com efeito matificante.


Quem tem pele oleosa deve lavar o rosto várias vezes ao dia. Mito ou verdade?
     Mito. O ideal é lavar o rosto duas vezes ao dia, pela manhã e à noite, sempre com água fria para não estimular a produção de sebo. É importante usar sabonetes neutros ou um específico para o tipo de pele.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Verdades e Mitos

A alimentação tem influência sobre as espinhas?
     Verdade. Apesar de não ser a causa das espinhas, estudos recentes comprovaram que a alimentação pode influir no curso da doença. É possível ocorrer uma piora das lesões com a ingestão de alimentos como: chocolate, leite e derivados, amendoins e dietas de alto teor glicídico (açúcares). No entanto, isso só vai acontecer nas pessoas que tem a predisposição genética para a doença. Portanto, se você percebe que suas espinhas pioram com determinados alimentos, evite-os.

O sol melhora as espinhas?
     Mito. Apesar de ocorrer uma aparente melhora, devido ao bronzeamento e ao ressecamento de algumas lesões, a exposição ao sol acabará provocando uma piora alguns dias depois, devido ao aumento da produção de oleosidade e da espessura da epiderme (camada mais superficial da pele), o que contribui para a obstrução dos poros.


Espremer as espinhas ajuda a eliminar a inflamação?
     
     Mito. Espremer as espinhas é errado porque essa ação ajuda a espalhar a inflamação e pode provocar o aparecimento de cicatrizes por lesar a pele.

Acne: tratar ou esperar que passe?

     A acne é o martírio de muitos adolescentes. Justamente na época em que a imagem tem tanta importância, surgem os cravos e as espinhas, diminuindo a auto-estima do jovem que, muita vezes, se afasta do convívio social por vergonha ou para evitar as brincadeiras dos colegas.
     Alguns casos são resistentes aos tratamentos convencionais, geralmente prolongados e mal tolerados pelos adolescentes. Outros podem se tornar muito graves, deixando cicatrizes. Para estes casos, pode ser utilizada a isotretinoína (nome comercial: Roacutan).

Remédio pode acabar com a discromia em 6 a 8 meses

     Medicamento derivado da vitamina A, a isotretinoína acaba com a doença, na maioria dos casos, em cerca de 6 a 8 meses. A medicação age nas glândulas sebáceas reduzindo o seu tamanho, diminuindo a secreção do sebo e alterando a sua composição, além de evitar a obstrução da abertura do folículo piloso e de reduzir a inflamação.
     Usualmente, percebe-se melhora da acne desde o início do tratamento com a isotretinoína, mas é possível ocorrer uma piora da doença entre a segunda e a sexta semana. Este agravamento vai se reverter logo em seguida, com evolução gradativa para o esaparecimento das lesões.


                                     Acne tratada com isotretinoína: antes e depois

Efeitos colaterais

     No entanto, o uso do remédio exige cautela, pois podem ocorrer efeitos colaterais. O mais grave é a teratogenia, ou seja, a isotretinoína causa defeitos no feto. Por isso, o seu uso é proibido em gestantes, sendo imprescindível realizar teste de gravidez nas mulheres, antes de se iniciar o tratamento. As mulheres que têm vida sexual ativa devem usar 2 métodos anticoncepcionais concomitantes durante e até 30 dias após o término do tratamento.

     Os outros possíveis efeitos colaterais são reversíveis e, quando ocorrem, desaparecem após o término do tratamento:

  • ressecamento labial (ocorre em 100% dos casos);
  • ressecamento das mucosas bucal, nasal e ocular;
  • queda de cabelo;
  • sangramento nasal (devido ao ressecamento da mucosa);
  • ressecamento intenso da pele;
  • dores musculares e nas articulações;
  • dor de cabeça;
  • aumento do colesterol e triglicerídeos (orientações para controle);
  • alterações das enzimas hepáticas.
                                        Acne tratada com isotretinoína: antes e depois
                                

Cuidados

  • A pele fica mais sensível ao sol, devendo ser protegida com o uso de filtros solares;
  • É recomendado o uso de umectantes labiais para evitar rachaduras;
  • Usuários de lentes de contato podem necessitar de lubrificantes oculares com maior frequência;
  • Não tomar antibióticos do tipo tetraciclina ou seus derivados devido à possibilidade de surgirem efeitos colaterais resultantes da interação entre os medicamentos;
  • O remédio deve ser ingerido após as refeições;
  • Deve-se evitar a ingestão de bebidas alcoólicas durante o tratamento
  • Orientações alimentares para controle dos níveis do colesterol e triglicerídeos devem ser seguidas.

     O tratamento da acne com a isotretinoína é, em geral, seguro, desde que seja adequadamente acompanhado pelo médico. Seus efeitos colaterais são bem conhecidos e podem ser controlados através de exames que devem ser solicitados pelo dermatologista responsável pelo tratamento e de acordo com a evolução do paciente.

Luz de WOOD


     Utilizado por dermatologistas e esteticistas, o Dermaview, aparelho emissor múltiplo de luz UV (wood) e branca, permite verificar profundidade de manchas, presença de oleosidade, ressecamento, discromias, lesões, pigmentares, entre outros.
     É um prático analisador de pele facial que possui como característica seu design arrojado e interatividade entre o profissional e o cliente, que poderá observar a real situação de sua pele bem como o resultado final do tratamento.
     O exame é realizado com extremo conforto graças ao sistema de ventilação interna. Com esse equipamento, o profissional poderá elaborar um tratamento de pele eficiente, além de um forte argumento de venda de seu tratamento de pele, pois ao ver sua real situação facial, o cliente comprovará a importância do tratamento.
     Ao acionar a emissão de luz UV (wood), forma-se uma coloração diferenciada no rosto, fato que viabiliza uma visualização acurada de regiões da face que merecem tratamento. Por sua vez, a luz branca permite comparar tais regiões da face que necessitam de tratamento.
     Este equipamento é uma ferramente essencial ao profissional que deseja perceber e mostrar as diferenças entre uma pele sã e uma lesionada.

•Pele íntegra: fluorescência esbranqui-çada;

•Pele oleosa: fluorescência viva;

•Pele seca: pouca fluorescência;

•Microcistos: pontos brilhantes;

•Manchas hipocrômicas: bordas bem definidas;

•Manchas hipercrômicas: localização precisa do pigmento;

•Psoríase: fluorescência prateada;

•Carcinoma: fluorescência roxa;

•Comedões: fluorescência laranja;

•Milliuns: prata.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Efeitos colaterais da Coca-Cola



Você conseguiria comer 10 cubos de açúcar de uma só vez? Talvez já esteja comendo!

Você sabe o que acontece com seu organismo depois de você tomar apenas dois copos de 250 ml de Coca-Cola?
Bem é que não faz, e os efeitos podem assustar bastante.
Confira os efeitos colaterais da Coca-Cola em seu organismo:
  • 10 minutos – Uma quantidade parecida com 10 colheres de chá de açúcar golpeiam seu organismo (100% da recomendação diária). Com essa quantidade de açúcar, você só não vomita imediatamente porque o ácido fosfórico quebra o enorme sabor de açúcar, permitindo que a Coca não fique tão doce.
  • 20 minutos – O açúcar do seu sangue aumenta, causando uma explosão de insulina. Seu fígado responde transformando todo o açúcar em gordura (que nesse momento é abundante).
  • 40 minutos – A absorção de cafeína está completa. Suas pupilas dilatam, sua pressão aumenta e, como resposta, seu fígado joga mais açúcar em sua corrente sanguínea. Os receptores de adenosina no seu cérebro são bloqueados, evitando que você fique entorpecido.
  • 45 minutos – Seu corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do seu cérebro. Fisicamente é parecido com o efeito da heroína.
  • 60 minutos – O ácido fosfórico prende o cálcio, o magnésio e zinco no seu intestino grosso, provocando um aumento no metabolismo. Essa junção é composta por altas doses de açúcar e adoçantes artificiais. Isso também faz você eliminar cálcio pela urina.
  • 65 minutos – A propriedade diurética da cafeína começa a agir, e faz você ter vontade de ir ao banheiro. Agora é certo que você ira eliminar a junção de cálcio, magnésio e zinco; que deveriam ir para seus ossos, assim como o sódio e a água.
  • 70 minutos – O entusiasmo que você sentia, passa. Você começa a sentir falta de açúcar, que faz você ficar meio irritado e/ou com preguiça. Essa hora você já urinou toda a água da Coca, mas não sem antes levar junto alguns nutrientes que seu corpo iria usar para hidratar o organismo e fortalecer ossos e dentes. Agora vem aquela vontade de beber outro copo…